sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A significação das palavras

É através da imaginação do homem, que as palavras podem ter seu significado ampliado, deixando de representar apenas a idéia original (básica e objetiva).

A significação das palavras não é fixa muito menos estática, pois diariamente nos remetemos a novos conceitos por meio de associações, dependendo da colocação desses conceitos numa determinada fase. Exemplo claro desta imaginação para significados você pode encontrar no trecho do texto em destaque.

"Quando você tem uma hortinha, tem ali um repolhinho, que você rega toda semana, para não deixá-lo morrer. Ao mesmo tempo, o tal repolhinho é uma parada que não vai te saciar, que vai apenas servir para você passar o tempo e comer enquanto a refeição principal não chega. Por isso mesmo, você não pode perder todo o seu tempo adubando esse repolho para deixá-lo crescer. Tem que dar uma mijadinha básica nele ou tacar um pouco de estrume apenas o suficiente para não deixá-lo morrer. Assim, o pobre diabo agoniza em vida, mas fica ali, sempre dando as caras na sua horta. Na vida real é assim também. Em qualquer relação amorosa desequilibrada, a gente tem repolhinhos e é repolhado".

Você deve ter percebido com esse exemplo, que uma mesma palavra pode apresentar mais de um significado:

1º) a palavra apresenta seu sentido original, impessoal sem considerar o contexto, tal como aparece no dicionário (repolho, verdura, alimento para matar a fome);

2º) a palavra aparece com outro significado, possível de interpretações diferentes dependendo do contexto que for empregado (neste contexto o autor utiliza a palavra repolho para representar uma situação de paquera ou azaração e também utiliza o significado conotativo de fome).

O texto completo você encontra no blog:http://joselitando.blogspot.com/2005/06/os-repolhinhos.html

Nenhum comentário: