quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Língua Brasileira de Sinais

Em resposta aos comentários da nivinha (valeu pela mensagem) e da milca, a postagem de hoje fala sobre a linguagem dos sinais.

Vocês sabiam que este tipo de linguagem já é reconhecida por lei?
Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 — Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 — Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

É isso mesmo, a língua brasileira dos sinais é chamada de libras ou língua gestual e são as línguas naturais das comunidades surdas utilizadas por surdos dos centros urbanos brasileiros.
Esta linguagem é derivada tanto de uma língua de sinais autóctone quanto da língua gestual francesa e é por esta razão que se assemelha as outras línguas de sinais da Europa e da América.
No Brasil, mais de cinco mil usuários utilizam este tipo de linguagem e aconselha-se a não chamar a Libras como uma simples gestualização da língua portuguesa e sim, uma língua a parte.


Se vocês pensam que: “as Línguas de Sinais são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação”, vão mudar de idéia a partir de agora, pois ao contrário do que pensam, as libras são línguas com estruturas gramaticais próprias.
Bom, para que você consiga entender o que se fala, ou melhor, gesticula, é necessário conhecer esta gramática para combinar as frases, estabelecendo a comunicação.
De acordo com a Wikipédia, a enciclopédia livre, assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, a libras é composta por níveis lingüísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica.
Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem ítens lexicais, que recebem o nome de sinais. Os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos e de pontos de articulação — locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos, os quais, juntos compõem as unidades básicas dessa Língua. O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.
Portanto, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc.

3 comentários:

Unknown disse...

sinal

Anônimo disse...

legal, interessante
mas merece uma correção
Linguagem é toda forma de comunicação, falada,desenhada, escrita etc etc
a LIBRAS é Lingua e nao linguagem
valeu e pareens pela materia
A proposito os desenhos são de Danielle Ney kato, ela merecia os creditos né

angelica disse...

bom dia !gostaria muito de aprender desde muito pequena libras! minhas dificuldades financeiras ñ permitem todos os cursos gratuitos que vi, são apenas para parentes de deficientes.muito injusto pois a comunicação deveria ser para todos. muitas campanhas hj ocorrem para que deficientes frequentem escolas comum mas como eles seriam tratados ?no seu circulo social só seus pais tiveram o direito de aprenderem libras .vamos fz uma campanha para que nas escolas tenhamos libra no curriculo escolar .bom se souberem de algo me informem por gentileza e grata pela atenção