sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Comunicação Não-Verbal

Esta forma de comunicação utiliza a simbologia.

A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionada pelo receptor (uma pessoa ou grupo específico de pessoas) que consegue fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinado tipo de conotação.

Através da combinação de elementos gráficos é possível exprimir idéias e conceitos das coisas como, por exemplo: sinalização, logotipos, ícones. Esta linguagem figurativa ou abstrata são símbolos gráficos constituídos basicamente de formas, cores e tipografia.

O que determina a capacidade de interpretação entre a linguagem não verbal para uma linguagem verbalizada é o nível de conhecimento que varia de pessoa para pessoa.

A interpretação pode também estar mais ou menos relacionada fisicamente com o objeto ou idéia que representa, podendo não só ter uma representação gráfica ou tridimensional como também sonora ou mesmo gestual.

Você já reparou que para as comunicações na área de segurança rodoviária as cores utilizadas são o amarelo e o preto? Pois isso justifica as cores mais utilizadas neste processo são àquelas de maior contraste cromático, tais como: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, branco e preto, tanto isoladamente com combinadas entre si.

Nenhum comentário: