segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Linguagem subliminar

Você já ouviu falar de Linguagem subliminar? Ela é mais utilizada na publicidade. Os publicitários utilizam esta linguagem como ninguém, pois este profissional tende a dominar a percepção e a persuasão.

Você sabia que existem mensagens que estão abaixo da capacidade de detecção humana? Essas mensagens imperceptíveis, não devem ser consideradas como subliminares e sim de merchandising, pois isso ocorre pela mensagem sublimar ter sido mascarada ou camuflada pelo emissor.

Mas, afinal, o que significa mensagem siblinar? Segundo a wikipedia, esta é a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos. Ou seja, qualquer estímulo que não é percebido de maneira consciente pelo receptor.
Esta mensagem é captada por uma atitude de grande ‘excitação emotiva’ por parte do receptor, onde uma saturação de informações é produzida ou porque as comunicações são indiretas e aceitas de uma maneira inadvertida. Toda mensagem subliminar pode ser dividida em duas características básicas: seu grau de percepção e de persuasão.

A percepção subliminar

É a capacidade do ser humano de captar de forma inconciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente.
Segundo a hipótese, o subconsciente é capaz de perceber, interpretar e guardar uma quantidade muito maior de dados que o conciente.
Como exemplo, imagens que possuem um tempo de exposição pequeno demais para ser percebida conscientemente, ou sons baixos demais para serem claramente identificados.
Dados que passariam despercebidos pela mente consciente seriam na verdade interpretados e guardados.
A persuasão subliminar

Vem a ser a capacidade que uma mensagem teria de influenciar o receptor. Segundo a hipótese, toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a influenciar tanto as vontades de uma forma imediata (fazendo por exemplo, uma pessoa sentir vontade de beber ou comer algo), como até mesmo a personalidade ou gostos pessoais de alguém a longo prazo (mudando o seu comportamento, transformando uma pessoa tímida em extrovertida). Esse grau de persuasão deveria variar de acordo com o tempo de exposição à mensagem, e a personalidade do receptor.

A percepção subliminar é de fato comprovada cientificamente, com inúmeros experimentos que apresentaram fortes evidências.
No entanto, a persuasão subliminar não conseguiu ser comprovada, ainda que alguns pesquisadores independentes aleguem terem experimentos que de fato comprovariam a existência da persuasão.
Infelizmente, até hoje, ainda não existe nenhum trabalho publicado em periódicos científicos que confirme essa afirmação, desde a época em que o conceito de mensagem subliminar foi definido.
Fontes imagens:

Nenhum comentário: