quinta-feira, 21 de maio de 2009

As interrelações entre: Semiologia e Teoria da Comunicação

A comunicação é uma relação, pois você precisa estabelecer uma relação de comunicação para relacionar-se com o outro. Nós olhamos uma "coisa" e essa "coisa" precisa de um significado que está dentro da cultura de cada um. Quando não temos o significado de alguma "coisa", sentimos medo.


Por isto, precisamos entender os significados, por uma questão de sobrevivência. Nós temos as linguagens que são os sinais com os quais organizamos uma matéria.


Esta matéria que organizamos, ela se localiza num processo de comunicação (PC). Esta matéria é o mesmo objeto da Teoria da Comunicação e o objeto da Semiologia: fonte/destino, Origem (o)/Destino (d).

Há um processo e um destino, a mesma matéria que fica ENTRE os dois, é o objeto de semiose que estuda esta RELAÇÃO, porque tem uma materialidade, mas esta materialidade que se chama mensagem (m), ela evoca significados, isto é, significados denotativos e conotativos.

Enquanto que na Teoria da Comunicação você estuda a mensagens que podem ser literais ou estéticas, na semiologia/semiótica se ocupa de mensagens que estão em processo de significação.

Ex: Eu quero fazer um texto - texto é uma materialidade com seus significados, ou é uma mensagem - uma materialidade com significados literais ou estéticos (denotativos/conotativos).

A semiótica/semiologia é uma continuidade daquilo que se trabalha em teoria da comunicação e faço as "coisas" significarem. Não se trata de aprender o que se diz, e sim, que aquilo que eu quero dizer signifique na cabeça/mente de alguém.


Aquilo que se chama semiologia é uma ciência criada para ampliar o conhecimento e compreender potencialidades que é o que realiza a comunicação. E essa matéria chamamos de mensagem em teoria da comunicação e em semiologia passaremos a chamar de texto.

Um conjunto de signos organiza os textos (uma tessitura).

Na semiologia não trabalhamos com a mensagem e sim com o texto (signos), pois dizemos: - este é um texto que tem, provoca, necessita de um significado.

Mensagem é tudo aquilo que se constitui em resposta da realização. Se não responde ao "SER" não há porque se ocupar dele. A mensagem tem o objetivo de transmitir um significado que caiba ao grupo, a uma comunidade falante e produz seus próprios significados de acordo com o seu repertório cultural e semiológico.

Aí é que está a relação entre semiologia e a teoria da comunicação: o signo associado à id´´eia da mensagem.


Nenhum comentário: