quinta-feira, 11 de junho de 2009

Qual tópico estrutural aparentemente não traz seu próprio conteúdo?

"Compreendo como as coisas funcionam, o que acontece quando desloco uma alavanca, as conseqüências de cada ação, o motivo de fazê-las, o movimento de todo o sistema. Sei como as coisas funcionam. Mas não me pergunte, afinal, o que é isso."
Qual tópico estrutural aparentemente não traz seu próprio conteúdo?


a) Epistemologia b) Significado c) Raciocínio.

Resposta - B
Esta questão porta dificuldades teóricas costumeiramente difíceis ao estudante de Filosofia Clínica. Para explanar devidamente cada tópico, em sua abrangência e especificidade, é necessário o recurso dos dados divisórios e dos enraizamentos. Epistemologia e Raciocínio logo se pronunciam; no entanto, o Significado pode ser considerado, ao menos indiretamente.
Uma questão complexa surge: é possível compreender algo, refletir sobre algo, sem o tópico estrutural Significado?
A explicação advém na dobra do discurso, na relação indireta do significado que, ao surgir, coloca outro em equivocidade. E é precisamente isso o que ocorre neste exercício.
Ao compreender e refletir sobre um sistema, esta pessoa parte de significados conhecidos que estruturam seu compreender e sua reflexão em seu discurso; no entanto, como resultante um outro significado, aquele que seria talvez o Assunto Último, escapa. “Mas não me pergunte, afinal, o que é isso.”

FONTE:
www.filosofiaclinica.com.br
www.filosofiaclinicaonline.com.br
www.filosofia.com.br
www.filosofiaadistancia.com.br

Nenhum comentário: