sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O som pode ser considerado signo?

Outro dia quando meu celular tocou, uma amiga que estava do meu lado, levou um susto. Dá pra imaginar o toque escolhido para as minhas 'fontes'?

A trilha sonora do plantão da Rede Globo http://www.youtube.com/watch?v=tFoaLUFSpd0&feature=related

Depois, ela me explicou o motivo do susto dizendo: "Você já reparou que toda a vez que aparece a vinheta do Plantão da Globo a música de fundo é tão sinistra que nos faz pensar : lá vem má notícia!?".

Bom, pra ela este som remete a pensar em má notícia. Já pra mim, quer dizer novidade, furo de reportagem (risos).

Então, mais uma vez me pus a pensar se este som, poderia vir a ser um signo e cheguei a seguinte conclusão: Se essa trilha sonora formar uma representação ou criar um significado na nossa mente - independente da origem que é produzido - ela pode ser classificada como signo. Visto que qualquer fenômeno se manifesta por signos. Se isso não acontece, não é signo.

E só pode ser assim, porque o som transmitiu sinais, signos. Lembra do post do que são signos? São símbolos, sinais! Tudo pode ser signo, desde que represente o seu objeto posterior. Dito de outra forma: "O signo é tudo aquilo que está no lugar de uma coisa, mas não é a mesma coisa"- Charles Sanders Peirce.

O som é um símbolo e pode ser um índice, pois indica que algo está emitindo esse som, ou que alguém está tocando essa trilha através de algum instrumento específico.

Portanto, som pode ser considerado um signo,sim!

Nenhum comentário: