segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Todo discurso tem EFEITOS DE SENTIDO!!



Selecionei algumas mensagens publicitárias que, ao meu ver, não foram felizes na produção de sentidos.

O significado é assumido como algo dado na formação do signo, mas o sentido se dá na interlocução, no discurso. Uma palavra não expressa, ela constrói um significado e um sentido com outras... Estes, são alguns exemplos de comparação objetificada da mulher junto a cerveja, como se ambas fossem apenas fonte de consumo e prazer masculino, de pura conotação sexual. 

Por isso é preciso 'jogar' com as palavras e utilizá-las de modo correto entre o destinador (emissor) e o destinatário (receptor) para evitar que a sua marca tenha a imagem das marcas que oferecem poluição visual, agressão ideológica, desrespeito ao corpo feminino, bem como ao seu valor como ser humano. 


Recomendo a leitura do post "Combo à venda: mulher + cerveja machista" - da Luana Borges que faz uma ótima análise das péssimas marcas com conotação machista e sexual e das que sabem fazer publicidade de seus produtos e criam conceitos interessantes ...   http://benditabf.com.br/tag/machismo/

Nenhum comentário: