terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

O que semiótica tem a ver com o marketing?


Você acredita que a análise semiótica pode nos ajudar a descobrir novos mecanismos para trabalharmos a linguagem publicitária? Ela é utilizada como uma ferramenta estratégica para promovermos um produto/ serviço sem parecer que ele está à venda.
Bueno, lá vou eu defender aquela que um dia quis ser minha maior inimiga. A semiótica! Muita gente trata esta ferramenta como a ‘prima pobre’ da comunicação e nem imagina a estratégia valiosíssima que tem em suas mãos, uma joia rara, que assim como muitas joias em seu estado bruto são subestimadas.
Para te trazer a esta realidade, vamos ter que recorrer novamente ao conceito básico e ‘raso’ do que vem a ser semiótica: é aquela disciplina do jornalismo, publicidade, relações públicas, arquitetura, meios de comunicação, design de embalagem, layout do ponto-de-venda etc. que estuda os diferentes tipos de linguagens e símbolos que são constituídos de signos. Consequentemente, ela tem condições de demonstrar as relações dinâmicas, o conteúdo e os efeitos de qualquer mensagem, com aplicações práticas do nosso dia a dia.

Aqui vou me apropriar do conceito dado pelo Fábio Caim que afirma que numa peça publicitária, que é fruto de uma linguagem própria, existem diferentes tipos de signos estruturados para cumprirem um objetivo comum, como vender, agregar valor à imagem de marca, reforçar uma campanha, aumentar o prestígio institucional de uma organização e por aí vai...
Os elementos que compõem o layout são signos: cores, personagens, modelos, ilustrações, textos, slogans, chamadas, perspectiva, iluminação e outros infindáveis.
Para Caim, tudo isto deve ser preparado e elaborado de tal forma que seja capaz de cumprir um determinado fim, desenvolver uma atitude favorável no consumidor e ainda agregar valor ao produto/marca.
E ele diz mais, em seu artigo, diz que a análise semiótica pode ser usada para compreender melhor os signos deste tipo de linguagem, para entender como os significados são formados, como eles aparecem e que tipo de efeito devem gerar.
Vamos explicar de uma forma mais prática: nós utilizamos a semiótica, por exemplo, para análise comparativa de sites concorrentes ao pedido de um cliente, de modo a extrapolar a visão simplista oferecida pelo swot (o termo vem do inglês e representa as iniciais das palavras Streghts – forças; Weaknesses – fraquezas; Opportunities  - oportunidades e Threats – ameaças).

Ainda sobre o artigo do Fábio Caim, ele explica que enquanto essa matriz parte de uma perspectiva estática e dualista – situações internas versus situações externas, a semiótica busca retratar a dinamicidade das representações do site, suas referências e seus efeitos, incluindo nesses três pontos o público-alvo e o contexto.

A partir daí podemos extrair os sentidos mais fortes do site, suas qualidades, suas particularidades e suas leis, também, entender se ele se refere aos produtos, empresa ou público-alvo por meio de semelhanças, indicações ou convenções e, por fim, mostrar os efeitos lógicos que irá causar no internauta.
 
O marketing se estabelece estrategicamente por meio de suas ferramentas, ou seja, utiliza os mais variados instrumentos para:
1.    conhecer e compreender
2.    alcançar
3.    impactar e 
4.    satisfazer o consumidor.
E aí, já te convenci de que a semiótica pode ser sua maior aliada em todos estes momentos?.
O artigo que me ajudou a oxigenar as ideias para este post me convenceu! Ele diz que para conhecer e compreender o consumidor, o marketing pode usar pesquisas de mercado, análises de perfil, coleta de informações por CRMe-CRM e inúmeros outros meios. Neste contexto, a semiótica fornece bases científicas para depurar os dados obtidos e extrair deles informações essenciais.
Sabe aquela máxima de que juntos somos mais forte? Pois é a semiótica aqui trabalha em conjunto com os analistas de pesquisa. Enquanto eles trazem a metodologia  funcionalista, a semiótica fornece a dinâmica das representações ali encontradas.
“Usando a análise semiótica, podemos identificar se a linguagem de uma revista, por exemplo a Daslu Homem, que é uma ação de marketing direto, está adequada ou não para impactar o consumidor. Para tanto, realizaríamos uma análise dos signos que constroem a revista, como a linha editorial, diagramação, seções, estilo do texto, tipos de peças publicitárias, amarrando todos estes elementos com a dinâmica das mensagens ali dispostas” exemplifica Fábio Caim.
A utilização desta estratégia nos dá a condição de determinar qual o impacto possível dessa linguagem no público-alvo, ou seja, por meio de proposições lógicas identificaríamos os principais caminhos das mensagens e seus efeitos no consumidor.
As estratégias de Marketing não devem focar na venda de produtos, e sim na personalidade representada pela marca. Por fim, apesar desta ferramenta estratégica, ser ainda ser pouco conhecida na área de marketing, você há de concordar que a análise semiótica é um diferencial estratégico fortíssimo, para munir de informações e conhecimento os profissionais do mercado. 
Então, bora a começar a divagar, analisar, criar novas cadeias significativas para melhorar nossas


Dica de Livro: O estudo da semiótica como ferramenta para entender as transformações do Marketing é a proposta do livro "A Inovação em Discursos Publicitários - comunicação, semiótica e marketing" escrito por João Ciaco, Diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da Fiat Automóveis para o Brasil e América Latina, e publicado pela Estação das Letras e Cores.
Fontes: Artigo publicado originalmente na Revista do Anunciante - Ano VIII - Nº 77 - Setembro de 2005 - Fábio Caim - http://www.pluricom.com.br/forum/afinal-o-que-a-semiotica-tem-a-ver-com-o-marketing

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