Como texto de reencontro trago pra você um artigo de Silvio Profirio da Silva da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE que aborda "O FUNCIONALISMO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA LÍNGUA" - Confira abaixo!
O primeiro teórico a formular uma teoria acerca das funções da linguagem foi o psicólogo alemão Karl Bühler. Na visão de tal autor, havia três funções no ato da comunicação, são elas: a expressiva, a informativa e a estética. Após isso, Jakobson acrescentou alguns conceitos e elementos no processo comunicativo.
Primeiramente, ele inseriu o referente, o emissor e o receptor no ato comunicativo. Em seguida, ele incluiu mais três elementos ao ato comunicativo, são eles: o canal, o código e a mensagem. Ele manteve as três funções estudadas por Bühler. Contudo, atribuiu novos nomes: referencial, emotiva e conativa. Além disso, inseriu mais três funções no ato comunicativo: fática, metalingüística e poética, o que totalizou seis funções no processo comunicativo.
Tal teoria é de suma importância para os estudos da linguagem, uma vez que ela provocou diversas alterações na metodologia de ensino da língua. Em outras palavras, deve – se à Lingüística, a concepção da linguagem enquanto instrumento de comunicação e interação social. A Lingüística por meio de suas inúmeras teorias, dentre as quais, gostaríamos de destacar, a Enunciativa, a Pragmática, a Análise do Discurso e, especialmente, a Funcionalista, contribuiu substancialmente para novas abordagens didáticas.
Texto completo em:http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2231142
O primeiro teórico a formular uma teoria acerca das funções da linguagem foi o psicólogo alemão Karl Bühler. Na visão de tal autor, havia três funções no ato da comunicação, são elas: a expressiva, a informativa e a estética. Após isso, Jakobson acrescentou alguns conceitos e elementos no processo comunicativo.
Primeiramente, ele inseriu o referente, o emissor e o receptor no ato comunicativo. Em seguida, ele incluiu mais três elementos ao ato comunicativo, são eles: o canal, o código e a mensagem. Ele manteve as três funções estudadas por Bühler. Contudo, atribuiu novos nomes: referencial, emotiva e conativa. Além disso, inseriu mais três funções no ato comunicativo: fática, metalingüística e poética, o que totalizou seis funções no processo comunicativo.
Tal teoria é de suma importância para os estudos da linguagem, uma vez que ela provocou diversas alterações na metodologia de ensino da língua. Em outras palavras, deve – se à Lingüística, a concepção da linguagem enquanto instrumento de comunicação e interação social. A Lingüística por meio de suas inúmeras teorias, dentre as quais, gostaríamos de destacar, a Enunciativa, a Pragmática, a Análise do Discurso e, especialmente, a Funcionalista, contribuiu substancialmente para novas abordagens didáticas.
Texto completo em:http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2231142
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