Unidade Semiológica é um conjunto de signos de contornos definidos. É uma cadeia significante possível de ser tomada à parte, apenas com o intuito de clareza de classificação posterior dos sentidos, porque quando eu digo "garrafa com água", eu tenho um conjunto de elementos que é composto de unidades menores como a boca (sema de boca), o gargalo (sema de gargalo), o sema de fundo, de representação de líquido, etc.
Numa undade Semiológica temos sempre alguns signos/sema mais marcantes ou mais importantes ou mais nucleares que outros, como se fossem signos-chave, quer dizer, como se fossem um bloco de signos (sema) que poderiam ser ditos em graus menores.
A análise semiológica que se faz depende em grande parte das habilidades de constituição dessas relações organizadas numa matéria significante.
Cada processo sinal-signo é a possibilidade virtual de uma informação, montada no conjunto dos elementos organizados.
O nivel denotativa da leitura de uma mensagem, de um texto, se faz pela identificação dos constituintes (pessoas, coisas, ambiente...) e pela determinação do modo de relacionar-se dessas constituintes.
Num texto verbal, os significados denotativos são citados pelo estabelecimento do argumento e pela determinação dos termos nucleares. Buscam-se no texto as informações constituídas na própria coerência textual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário