sexta-feira, 8 de março de 2019

A Semiótica do Carnaval

Olá pessoal, voltando às atividades, não teria como fugir da temática do carnaval.

Ao fazer uma rápida busca no 'oráculo Google' encontrei o artigo "Carnaval, samba e comunicação no morro da Mangueira". Eureka! alguém conseguiu reunir em 17 páginas, a campeã do Carnaval 2019, semiótica, comunicação, folkcomunicação, tudo num único artigo.
Isso que eu chamo de sorte!
A autora Regina Glória Andrade, escolheu o carnaval como objeto de estudo da folkcomunicação. Questionamentos como, qual o seu significado? O porquê desta festa ter um encanto tão especial a ponto de parar o País? Ou do Brasil ser denominado como "País do Carnaval"?  Afinal, quem nunca ouviu ou blasfemou que o ano só começa após o carnaval que atire a primeira pedra.



Para ela, esta análise pode ser feita levando-se em consideração a própria história da folia, que atinge a todos. Colocado como cerne dos estudos acerca da identidade cultural e da folkcomunicação, você encontrará neste estudo,  algumas palavras marcantes no vocabulário da comunidade carnavalesca, demonstrando assim uma estreita relação com a folia, como "alegria, "divertimento", "fuga" e até mesmo "efeito terapêutico".
E aí, ficou curioso (a), dá uma olha nas dicas de artigos que separei pra vocês.

Dicas de artigos:

1º)  Carnaval, samba e comunicação no morro da Mangueira
2º)  Semioses do carnaval: a construção de sentidos no projeto estético-criador de Paulo Barros
3º) Carnaval , cultrua e marketing: uma abordagem semiótica

#semioticadocarnaval #semiotica #valoressocioculturais #carnavalcarioca #mangueira

Nenhum comentário: